8 dicas para cuidar e manter em bom estado o seu relógio

Dicas para cuidar do seu relógio

Desportivo, casual, moderno ou elegante. Existem diferentes tipos de relógios disponíveis e o modelo escolhido representa o estilo do proprietário em todas as ocasiões. Ao investir em um relógio de qualidade e muitas vezes pagando uma quantia considerável, o consumidor espera um produto bonito, funcional e sustentável.

Embora seja caro, até os relógios de primeira linha correm o risco de serem danificados devido ao mau uso ou descuido por parte de seus proprietários.

Algumas precauções básicas podem prolongar a vida útil do relógio e mantê-lo em boas condições. Veja abaixo 8 dicas para manutenção de relógios que farão com que você pareça novo por mais tempo:

Mantenha seu relógio cuidadosamente

Não o deixe em locais empoeirados e desprotegidos. O ideal é ter um estojo para guardá-lo. Procure um ambiente arejado sem exposição ao sol ou umidade.

Mantenha seu relógio longe de dispositivos magnéticos

Televisores, computadores, scanners e microondas, entre outros dispositivos, emitem ondas magnéticas que podem influenciar o funcionamento dos relógios. Portanto, não os deixe perto.

Realizar manutenção periódica

Assim como outros dispositivos, como computadores e telefones celulares, os relógios também precisam de manutenção. Leve o seu relógio a um profissional de serviço para manutenção a cada quatro anos ou conforme necessário. Se possível, dê preferência a relógios garantidos no momento da compra.

Tenha cuidado ao ajustar a hora

Retire-o do pulso quando bater nele. O manuseio manual (ou configuração no caso de impressões digitais) enquanto o relógio ainda está no braço pode atrapalhar a precisão e aumentar o risco de ele ficar sujo com o óleo do corpo.

Há outro truque para os relógios digitais listados de 1 a 12 horas: eles nunca devem ser configurados entre 21h e 15h, pois isso pode danificá-los. A regra também se aplica a relógios com calendários anuais ou perpétuos.

Evite o mar do relógio

Embora muitos modelos sejam à prova d'água, o sal marinho pode acelerar o processo de oxidação e corrosão do relógio. Se não puder ser removido depois de sair do mar, mergulhe-o em uma bacia com água da torneira para limpar o sal.

Faça uma limpeza profissional

Leve o relógio regularmente a um relojoeiro para limpeza. É recomendável fazer esse processo a cada três anos. A limpeza interna do equipamento pode afetar significativamente a durabilidade.

Tem mais de um modelo

Com mais de um relógio, além de ser mais fácil de combinar em qualquer ocasião, você pode intercalar o uso. Como resultado, nenhum deles está sobrecarregado e sua vida útil vai ainda mais longe. Aqui você pode ler como escolher o relógio para todas as ocasiões.

Não exponha seu relógio a temperaturas extremas.

Evite choques repentinos de temperatura, como deixar o relógio no painel de um carro fechado ou usá-lo na sauna. Esse tipo de uso contribui para a evaporação dos lubrificantes e impede sua operação.

E agora, agora que você conhece muitas maneiras de aumentar o seu cuidado com o relógio, pode descobrir qual modelo de relógio melhor se adequa ao seu estilo? Certifique-se de assistir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *