O que aprendemos com o festival Fyro Fiasco

Imagine isso: uma alegre melodia EDM se abre em uma tela panorâmica perfeita de uma pequena ilha cercada por um oceano cintilante. Modelos de biquínis pulam, apreciem bebidas e mergulhem nas ondas enquanto cenas de shows épicos cortam sua tela. "Bem-vindo ao Fyre Festival", diz um banner que aparece. Originalmente projetado para para ajudar a promover um aplicativo de reserva de músicas, o festival de música altamente divulgado seduziu influenciadores de mídia social de alto nível com a promessa de um final de semana imersivo e transformador em uma ilha particular "antigamente Pablo Escobar."Parece bom demais para ser verdade? É porque foi.

Apelidado com "um fiasco de marketing milenar esperando para acontecer" após o fato Feira da vaidadeFyre Fest acabou sendo uma falha épica que deixou os visitantes sem comida suficiente, abrigo ou água corrente. Demasiado sensacionalistas para acalmá-lo tranquilamente, o festival generalizado foi investigado em documentários recentemente lançados, Netflix e Hulu. No final, os problemas de Fyre equivaliam a um empresário manipulador, alguns dos melhores influenciadores do mundo e uma agência de marketing enganada. Embora muitas pessoas tenham gostado desses documentários como uma oportunidade de brincar sobre isso Insta famosos anos vinte Quem foi enganado em um festival de música fracassado em US $ 12 mil, achamos que Fyre descobriu algumas grandes fraquezas no milênio e nas bases de consumidores da Gen-Z. Isso é o que aprendemos.

Não ignore o poder dos influenciadores

UM pesquisa recente mostrou que os millennials gastam uma média de 5 horas por dia com seus telefones, e que a mesma porcentagem verifica seus telefones pelo menos 100 vezes por dia. Devido à alta atividade online e virtual, este mercado é muito sensível a pensamento de grupo, o que significa que os indivíduos tendem a concordar com as massas, e os riscos de ir contra o fluxo podem impedir que os outliers falem a verdade em uma situação claramente distorcida. Influenciadores com um grande número de seguidores contribuem para o problema do pensamento de grupo, às vezes de forma não intencional. Uma linha de pensamento pode ser algo como: "Essa pessoa tem 1 milhão de seguidores no Instagram. Se eles participarem desse festival e forem tão longe promovê-lo em sua plataforma, eu também devo ir!"

Embora este poder tenha sido reconhecido por muitas empresas e Colaborações e colocação de produtos tornaram-se comunsFyre nos mostrou um lado obscuro do marketing de influência e lembrou a todos que se depararam com a história da frase: "com grande poder vem uma grande responsabilidade". Quando os profissionais de marketing usam influenciadores para estimular um produto ou serviço, eles devem estar preparados para transmitir adequadamente o estresse que isso pode causar à empresa.

A transparência não é opcional

Se você iniciar uma campanha ou um projeto com a promessa _______ (preencha os campos vazios) e perceber parte do caminho, você não poderá apresentar suas entregas como prometido, aprender com Erros de Fyre e tomar essas medidas sensatas em vez de escolher esconder os problemas e continuar da seguinte forma:

  • Independentemente de onde você esteja no processo de planejamento ou criação, pause e comunique-se honestamente com o cliente sobre o status do produto a ser entregue. Você pode discutir uma nova data de expiração ou girar as coisas em ordem aleatória para manter o projeto dentro do prazo.
  • Empurre as coisas de volta, se necessário. Mesmo que você tenha que redefinir sua data de entrega ou revisar seu plano original para que as coisas funcionem, é melhor fazer isso faça o esforço extra para entregar um produto de qualidade.
  • Não tenha medo de admitir quando você está em sua cabeça, e pedir ajuda. Mesmo que corram o risco de perder de vista, seus clientes provavelmente apreciarão sua transparência e dedicação em fazer nada menos que o melhor trabalho que você pode produzir.

Sempre gerencie expectativas

Além de ser transparente quanto à realidade das entregas que você prometeu, é necessário monitorar continuamente essas entregas com base em suas expectativas e nas expectativas de seus clientes. Um dos organizadores dos eventos do Fyre Festival observou que, assim que o cronograma estava claramente atrasado, a equipe concordou em cancelar o festival de 2017 com planos de concentrar seus esforços em um festival melhor em 2018. Mas isso não aconteceu. um executivo de marketing sem nome rejeitou preocupaçõesdizendo: "vamos fazer isso e ser lendas, cara".

Essa maneira de pensar, embora otimista, simplesmente não era realista. Em vez de trabalhar com a realidade da situação, os organizadores do Fyre Fest lutaram ainda mais com a expectativa de cumprir as promessas impossíveis que haviam feito aos presentes no festival. Aprenda com Fyre Fest. Tente não ser uma lenda se isso significar oferecer menos do que seus clientes merecem!

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